A INVASÃO DE CAETITÉ NA REVOLUÇÃO DE 1930

 A Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da república Washington Luís, em 24 de outubro de 1930. Impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha. Instando-se então no Brasil, o Governo Provisório de Getúlio Vargas – Chefe da Revolução.

A invasão de Caetité for organizada em Guanambi, aproximadamente em 20 de outubro de 1930 por Dr. Mário Teixeira, que tinha aderido a Revolução. A sua adesão se deu através de contacto com um emissário do Governo de Minas Gerais. João Belarmino, caixeiro viajante, viera secretamente em Guanambi para a realização desse contato.

Dr. Mario Teixeira, filho de Caetité, engenheiro e político de grande influência em Guanambi, contou com a ajuda de seu amigo Generaldo Souza Teixeira para organizar a tropa que iria invadir Caetité. Generaldo organizou parte dessa tropa no Distrito do Gentio (Ceraíma), e escolheu pessoas de sua confiança. A tropa se juntou em Guanambi, deslocando para Caetité.

Próximo a cidade de Caetité Dr. Mário, em respeito ao seu pai Dr.Deocleciano Teixeira, chefe político de Caetité, que apoiava o Presidente Washington Luís passou o comando das tropas para seu amigo Generaldo, pessoa íntegra e de sua inteira confiança.

Dr. Mário fez as seguintes recomendações a Generaldo:

– Em momento algum descuide dos homens da tropa e mantenha sempre total controle desta. Justificando que, em muitos casos, após a invasões parte dos homens, saqueavam as cidades e cometiam abusos à mulheres. Generaldo tinha ao seu lado para ajudá-lo a controlar a tropa o seu genro Elvino Pereira Leal.

Antes do retorno de Dr. Mario para Guanambi, estabeleceram um diálogo entre Dr. Mário a Generaldo.

Generaldo – Dr. Mário, que faremos se o seu pai e sua família organizarem resistência?

Dr. Mário – Não se preocupe Generaldo, meu pai está doente e acamado, não haverá resistência. Meus irmãos e outros parentes não são preparados para a luta armada e não irão reagir. Mantenha-os em casa, em prisão domiciliar para que nenhum deles venha a ter atitude de herói e dar trabalho para vocês. Com relação às minhas irmãs e demais mulheres de Caetité não deixe os seus homens tocarem em nenhum fio dos seus cabelos.

Dr. Mario retornou com alguns homens para Guanambi. Generaldo, no comando da tropa, seguiu para Caetite. Entrando na cidade, sem necessidade de dar tiros tomou o comando desta, invadiu e manteve o controle do Correio de Telégrafo. Evitando assim, que fosse expedida mensagem para a capital, Salvador.  Em seguida, invadiu a prefeitura, assumindo o comando do município. Na sacada daquele prédio foi hasteada a Bandeira com o símbolo da Revolução.

Seu Estácio Freitas, naquela época, criança, residia em Caetité e lembra dessa famosa invasão. A entrada dos homens na cidade, armados de fuzil, de chapéus e com laço vermelho amarrado no pescoço, cor que simbolizava a revolução.

Após três dias na cidade, em 24 de outubro de 1930, receberam a notícia, através dos programas de radio e telegrama da capital baiana, da vitória da revolução.

Getulio Vargas, comandando os revolucionários, chega ao Rio de Janeiro, capital federal do Brasil, naquela época, invade com os revolucionários o Cadete, Palácio do governo, destituindo o presidente Washington Luiz. Com esse ato a revolução estava vitoriosa.

Generaldo, após a vitória da revolução retornou com sua tropa para a cidade de Guanambi, onde foi recebido por Dr. Mario com festas.

Referências: Respingos Históricos, (1991, p. 99), Sr. Estácio Neves Freitas, fontes familiares, pois Generaldo e Elvino são respectivamente meu bisavô e avô.

Escrito por: José Bonifácio Teixeira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s